segunda-feira, novembro 10, 2008

Couve Portuguesa ou Couve Penca


Uns chamam-lhe Couve Portuguesa e de facto ela é talvez a Couve mais portuguesa. Adorada, cultivada em todas as hortas, deliciosa, tenra, linda...mas sobretudo portuguesa.



Cá pelo norte, pelo menos na zona onde cresci e para onde voltei para viver e desenvolver o projecto Raízes, chamamos-lhe simplesmente "Penca". E a verdade é que por cá, como um pouco por todo o País a Penca, sendo muito portuguesa, poucas vezes é igual. De horta para horta, de agricultor para agricultor, um olho bem treinado descobre pequenas diferenças entre as Pencas. Umas ligeiramente mais escuras, outras com talos mais largos, umas mais fechadas, outras mais abertas, etc...É esta diversidade, ou melhor dizendo, Bio-diversidade, que faz da Penca, a Couve ser verdadeiramente portuguesa, pois sendo de todas, não é de ninguém. Se virmos contudo a coisa por outro prisma, cada um tem a sua e por isso tão bem nos identificamos com ela.



No NATAL, quem a dispensa?



E este fascinio todo por tão vulgar todo, talvez não fosse tão grande se um dia uma amiga vida da Colombia e com muito boa mão para a cozinha, porque me disse...Eh pá esta é a melhor Couve do Mundo!!!


NESTE NATAL FALE CONNOSCO

RECEBA AS NOSSAS MELHORES PENCAS!



  • CONTACTE-NOS

  • DELICIE-SE NO NATAL COM A MELHOR COUVE DO MUNDO!!!

    AFINAL NEM TUDO ESTÁ EM CRISE

    PELO MENOS CÁ TEMOS A COUVE PORTUGUESA

    1 comentário:

    Anónimo disse...

    Boa tarde, alguém me pode esclarecer se existe alguma couve com o nome mariota? se sim onde se pode adquirir a sua semente.
    Obrigados