sábado, novembro 22, 2008

Cogumelos no Jardim



No Outono, encontramos as condições ideais para o crescimento de cogumelos, visto existirem boas condições de humidade para o seu desenvolvimento. Penso que quase todos nós já reparamos que por volta de Outubro começam a aparecer cogumelos um pouco por toda a parte. Isto deve-se essencialmente às primeiras chuvas que fazem aumentar o teor de humidade no solo e também no ar e permitem aos esporos que foram libertados pelos cogumelos na época anterior despertarem para mais um ciclo biológico.



Por isso encontramo-nos numa excelente altura para crescer cogumelos no nosso jardim. Coisa simples e possível ao adquirir um saco produtor de cogumelos.
Estes sacos que se encontram no mercado há já algum tempo, são das coisas mais fantásticas que já vi. Em primeiro lugar, porque a ideia de tão simples só pode mesmo ser catalogada de genial. Em Portugal a MICOPLANT, oferece-nos essa possibilidade.

E como é simples ter cogumelos comestíveis no nosso jardim e embelezar o jardim ao mesmo tempo.



O Saco é de plástico e vem com um substrato à base de palha inoculado com uma espécie de cogumelos, neste caso o Pleurotus Cinzento. O Saco sendo de plástico e por isso talvez um pouco inestético poderá contudo ser facilmente coberto com palha dando-lhe uma ar mais natural. O resto do tempo é esperar até os cogumelos começarem a aparecer. Verá que produzirão um efeito encantador e único no jardim.

Outra grande vantagem é que podemos sempre usar, depois do saco deixar de produzir, a palha no composto, ou seja, o mesmo saco que nos deu cogumelos poderá ser compostado. A unica parte que teremos de deitar fora é um plático, que deverá ser enviado para reciclage. Desta forma conseguimos cogumelos em quantidade e qualidade de uma forma bastante ecológica.

No caso concreto do saco produtor da Micoplant, poderemos extrair enormes e lindíssimos, Pleurotus Cinzentos, sendo que o saco poderá produzir até 5 ou mais ciclos de cogumelos, (ver descrição do artigo na loja online)



Estes fascinantes organismos exercem sobre mim um encanto especial não posso explicar, a diversidade de formas, de cores, a forma como se reproduzem, a variedade de sabores que nos proporcionam (dos comestíveis obviamente), para além de serem uma excelente carninha para os vegetarianos ou aqueles que pretendem encontrar um bom substituto para a carne visto serem bastante ricos em proteínas.



Os cogumelos são seres vivos sensíveis e por isso exigem também alguns cuidados especiais. Se quisermos ter sucesso com o saco produtor convém dedicar um pouco de tempo à biologia dos cogumelos. Aconselhamos por isso a que façam alguma pesquisa na internet onde encontram excelente páginas dedicadas ao assunto de como crescer cogumelos em casa.

Sendo desprovidos de "pele", os cogumelos perdem facilemente água, dai ser comum encontrar cogumelos em zonas protegidas do sol e com alta humidade, da mesma forma percebemos que no Outono, com dias mais curtos, encobertos e mais húmidos, os cogumelos encontram uma ambiente mais propicio para o seu crescimento.



Estes pequenos organismos são ainda parte de um mundo místico e de fantasia. Merlin o famoso Mago, "conselheiro do Rei Artur" terá recorrido a estes pequenos organismos nos seus preparados e poções. Pensando-se que Merlin era originário do Pais de Gales, para quem lá vive ou viveu, não é difícil compreender que é extremamente improvável que os cogumelos não tenham desempenhado um papel importante na composição das suas poções que o capacitavam para grandes profecias e fizeram dele uma das maiores lendas do mundo da magia. Outro caso, não menos interessante ou talvez mesmo o mais interessante é do da Pequena "Alice no Pais da Maravilhas". Esta história infantil, fala-nos de uma menina que sempre que come um bocadinho de um cogumelo, mais especificamente o Amanita muscaria, entra num mundo de fantasia...mas deixemos, esse assunto de lado não vá eu provocar que alguns pais proibam os filhos de ver a "Alice no Pais da Maravilhas".

Sem comentários: