quinta-feira, dezembro 04, 2008

Hortas Urbanas no Jornalismo Porto Net

"A manutenção de um estilo de vida saudável, quer pelo consumo de alimentos biológicos, pelo contacto com a Natureza, pelo exercício físico e principalmente pela inserção de mais espaços verdes nas cidades, são algumas das razões que levam organizações ambientais a defender a importância das hortas urbanas, elenca Pedro Rochaelenca Pedro Rocha, ambientalista fundador de um projecto de agricultura urbana e biológica, a Raízes."



No final do mês passado, através do simpático contacto de Ana Moura, que estavaa fazer um trabalho para o Jornalismo Porto Net - JPN sobre hortas e agricultura urbana. (ver aqui e aqui).



Encontramo-nos ao inicio da tarde e fomos até ao terreno onde a Raízes irá desenvolver o seu projecto de produção de hortícolas no Modo de Produção Biológico.

O terreno, sitiado na freguesia de Serzedo, Vila Nova de Gaia, fica a uns breves 20 min. do centro do Porto, com enormes vantagens ambientais. Mais próximo das pessoas, menos transporte, valorização do solo em espaço urbano para actividades económicas ecológicas, para além do contributo que este tipo de projectos poderá dar para uma diminuição da dependência das cidades da importação de bens alimentares, (só este último ponto daria pano para mangas, mas deixaremos isso para outro artigo)

Também houve direito a entrevista filmada, mas infelizmente dispomos de apenas uma insuficientes 15 Seg. Ficou prometido enviarem-nos mais da entrevista.



2 comentários:

Marília Freitas disse...

Bom dia
Sou aluna do curso de Ciências da Comunicação e estou a realizar uma reportagem sobre hortas urbanas, nomeadamente sobre o projecto 'Horta à Porta'. Gostaria de saber se me podiam fornecer o contacto do ambientalista Pedro Rocha para uma pequena entrevista.

Aguardo uma resposta o mais brevemente possível.

Atentamente,
Marília Freitas

Raízes disse...

Cara Marília,

Na ausência de outro contacto possível, deixo aqui este comentário.

Pode entrar directamente em contacto comigo através dos contactos que encontra na página da Raízes, em www.raizes.org

Disponibilizo-me totalmente a colaborar e aguardo com interesse o contacto.

Cumprimentos

Pedro Rocha