segunda-feira, setembro 17, 2007

Homeopatia também para Animais - por Sabine Radke

Homeopatia clássica para animais

A Homeopatia clássica é uma terapia alternativa e holistica, que desenvolve o animal como um ´ser inteiro´ no aspecto físico e psíquico.
Ela vê a doença como um desequilíbrio da energia vital, que o organismo manifesta através de sintomas.

O medicamento homeopático provoca um estimulo, activando as próprias forças de cura do organismo e estimula as suas defesas imunitárias.
Este, por consequência, vai restabelecendo o equilíbrio interior que, enfim, vai promover a cura.

A Homeopatia não se limita a suprimir apenas os sintomas, mas procura as causas de doenças e actua sem efeitos secundários.
A terapia homeopática obtém resultados muito satisfatórios em doenças crónicas como agudas e em problemas psíquicas e comportamentais.
Em doenças crónicas como agudas e também em problemas psíquicas e comportamentais pode a terapia homeopática ajudar ao animal numa maneira suave e eficaz.

“Similia similibus curentur”

O fundador da Homeopatia foi o médico alemão Samuel Hahnemann, que, em 1796, conseguiu que a Homeopatia fosse reconhecida oficialmente.
Enquanto médico, não estava satisfeito com as praticas da medicina da sua época e procurava novas terapias mais eficazes e suaves.
Através da experiência própria chegou a tomar doses puras de varias substâncias e começou de manifestar sintomas, iguais aos daquelas doenças, que foram tratadas com as mesmas substâncias. Passados alguns dias sem tomá-los, os sintomas desapareceram.
Hahnemann chegou a conclusão que os medicamentos eram capazes de produzir sintomas numa pessoa saudável e curar ao mesmo tempo os sintomas equivalentes numa pessoa doente.

Ele conseguiu assim determinar a lei da similitude, que é o fundamento da Homeopatia:
“Similia similibus curentur” = tratam-se semelhantes com semelhantes.

O próprio Hahnemann aconselhava na sua obra mais importante “Organon der Heilkunst”
( Organon da arte de cura ) que os animais, como os humanos, fossem tratados com os medicamentos homeopáticos.


Os medicamentos homeopáticos

Os medicamentos homeopáticos são testados em pessoas ( e não em animais ) da mesma forma como já foram feitas as provas do medicamento pelo próprio Hahnemann.
Os medicamentos consistem em substâncias de origem de plantas, minerais e elementos de animais.
São diluídas e dinamizadas não só para eliminar a toxicidade de algumas substâncias, como por exemplo a Belladonna ou Mercúrio, mas também para intensificar o efeito.
Quanto mais uma substância é dinamizada, mais profunda é a sua eficácia.
Os medicamentos apresentam-se em tintura, grânulos, comprimidos ou gotas e são aplicados por via oral, de forma a serem rapidamente absorvidos pela mucosa bucal.

Sem comentários: