quarta-feira, julho 04, 2007

BRONCOS SOMOS NÓS


Broncos somos nós


O livro Ismael é um soco no estômago atestado da Civilização. Atinge as suas falsas-evidências. Derruba as suas gloriosas conquistas. Abanão que nos confronta com verdades que facilmente pomos à borda do prato. Exemplos: a produção alimentar mundial ultrapassa as necessidades actuais da humanidade apesar de milhões de pessoas passarem fome; ou, a extinção diária de mais de cem espécies como se isso nada tivesse a ver connosco, como se não dependesse da nossa atitude face ao mundo e ao outro.

Daniel Quinn (1935, Nebraska/EUA) crê que o homo sapiens sapiens , o supra-sumo Homem civilizado desta História auto-biográfica que ele próprio ditou/dita, conseguiu a proeza não só de destruir povos e culturas, espécies animais e vegetais, como de continuar irremediavelmente a destruir a Terra – há ainda quem acredite que esta História não terá um fim?

Este livro que inspirou o álbum Yield dos Pearl Jam e que muita tinta tem feito correr, descreve-nos como a Civilização à má-fila, da paulada ao napalm, do gás à bomba atómica, passando pelas armas virtuais da hipocrisia maciça, vai evoluindo malhando, isto é, fazendo seu mais um quinhão do mundo, ora por causa do repolho e da broa, ora mais comummente por causa do poder e da glória. Nesta macacada, é inquietante a questão que o escritor norte-americano deixa em aberto: será o Homem o primeiro ser vivo a parar a evolução das espécies? Ou seja, pelo andar da carruagem não haverá um homo sapiens sapiens sapiens a rir-se de nós e da nossa primitividade.

Seremos assim tão broncos?


Ismael – Como o mundo veio a ser o que é, Daniel Quinn

Via óptima


Preço editor: 14.50

Preço especial Vadio: 12.30 (15% desconto)

(o livro encontra-se à venda na livraria Gato Vadio)


Os Vadios

7 de Julho, sábado às 21h30

Gato Vadio, rua do rosário 281, Porto


A Comunidade de Leitores Vadios está de volta.

Leia o livro escolhido, apareça e traga as suas ideias.

Caso não leia o livro, apareça na mesma, mas se não trouxer ideias pagará um imposto de leitura!

Sem comentários: