quarta-feira, dezembro 08, 2010

Jantar Casa da Horta - Convidada Couve Penca


Couve Portuguesa ou Couve Penca



Especie: Brassica Oleracea

Variedade: Costata


Introdução

As Brássicas estão entre as principais culturas hortícolas a nível mundial existindo mais de 400 variedades de couve diferentes, segundo a forma, a cor, o seu genero e com composições por vezes bem distintas. A nivel nutricional as couves contêm alto teor alimentar e substâncias de potencial protector, sendo utilizadas em fitoterapia para tratar mais de cem problemas de saúde. As Couves são também ricas em pró-vitamina A, vitaminas B3, B6, B9, C, K, U e cálcio.


História

A couve é uma hortícola que provavelmente teve a sua origem na Ásia Menor. Os Romanos diziam que combatia a melancolia e os Gregos cantaram as suas virtudes. A Couve-Portuguesa resultou provavelmente do cruzamento entre as formas de couves de repolho e as couves de folhas tendo sido selecionada na Península Ibérica.


O Cultivo

A couve-Portuguesa pode ser semeada entre os meses de Dezembro e Junho, sendo tradicionalmente plantada até finais Agosto. A plantação deverá ser feita com um espaçamento de 50cm na linha e 70cm na entrelinha. Esta Couve é bastante resistente ao frio podendo suportar temperaturas negativas até -8 ºC e possui uma elevada adaptibilidade a diferentes tipos de solos, tolerando ainda a exposição a brisas marítimas. Alguns tipos de Couve Portuguesa podem atingir uma altura de cerca de 60cm. Todos os membros da familia das Brássicas beneficiam da companhia de plantas aromáticas ou de plantas que emitem muitas flores, como o aipo, o aneto, a camomila, a salva, a hortelã o alecrim as cebolas e as batatas.


Sugestões Culinárias:

Sopa de couve; Rancho vegano; Arroz de legumes; Cozido vegano; Feijoada vegetariana

Sem comentários: