quarta-feira, outubro 18, 2006

Citações de Michio Kushi I

Estas citações foram retiradas do Livro "Agricultura Natural - Plantando a Horta das Delícias" cujo autor é Michio Kushi, Edições Cosmogenese de 1978.

"Que vão aos pares para o campo e que seja o homem a lançar as sementes que a mulher leva nas mãos! Que façam amor depois de semear!"

"...paraiso, palavra que em hebreu designa um local de estudo e um pomar murado."

"A causa do medo é a falta de fé."

"A tentativa humana de modificar a Terra pela cultivação sistemática, assemelha-se à de uma criança que quer modificar o leite da mãe por pensar que não lhe satisfaz as suas necessidades."

"A primeira coisa que o lavrador (convencional) faz, quando começa a trabalhar o campo, é cortar as árvores, para que as culturas recebam a luz do Sol. As plantas assim expostas perdem mais água por evaporação e passam, por isso, a precisar de ser regadas.
As plantas regadas incham e crescem necessitando de fertilizantes para se manterem pois têm um percentagem baixa de minerais nos seus sistemas em relação ao seu alto teor de água. E, por isso, os lavradores espalham os fertilizantes, o que é um trabalho pesado e difícil, mas finalmente as suas plantas apresentam-se grandes e ricas em minerais. Mas, simultaneamente, são uma tentação para as chamadas bactérias nocivas e pragas de insectos. Para os combater, usam-se os pesticidas que matam toda a fauna menor, benéfica e prejudicial."

"Na ordem do universo um efeito tende a equilibrar o outro efeito. ...E possivel tornar um arbusto maior, mas então teremos flores mais pequenas. Se se plantam muitas sementes em pouco espaço, cada planta terá menos folhas. A ciência conhece todos estes efeitos, mas abestem-se de tirar deles a necessária conclusão..."