quarta-feira, julho 12, 2006

Relembrar - Mensagem Raízes

O Projecto Raízes parte de uma iniciativa privada e chega agora à fase da sua implementação. Como naturalmente se compreende para que este se concretize e tenha sucesso necessita de ser apoiado, isto significa que tem a necessidade de que exista um número de pessoas e entidades a aderir, a apoiar, a participar e a colaborar com a Raízes.
A ideia para o projecto Raízes nasce a partir de uma simples observação:

"A comunidade perdeu o elo de identificação com o meio que a rodeia e sobretudo com a Terra que a alimenta."

A Raízes propõe a criação de uma nova ligação à sua Terra por parte da comunidade apostando na Agricultura Biológica local.

Não faz sentido comprarmos legumes de zonas afastadas da nossa região quanto tão perto de nós temos uma terra fértil. Não faz sentido a quantidade de energia que se despende no transporte de produtos alimentares quando perto de nós os podemos produzir mais perto e com melhor qualidade. Na ausência de produtos horticulas biológicos produzidos localmente estamos a propor entregar legumes frescos ao domicilio provenientes duma agricultura tradicional e ecológica. Queremos assim contribuir que as pessoas disponham de mais tempo livre, assim como para uma redução de deslocações de automóvel.
Sendo conhecedores das tradições e história do concelho de Vila Nova de Gaia, Concelho até à 20 anos fortemente marcado pela paisagem rural, existindo ainda profundas "Raízes" e marcas dessa realidade, a Raízes pretende com a sua iniciativa revitalizar a agricultura local, redireccionando-a para a agricultura biológica, que em muitos aspectos é a herdeira natural da agricultura tradicional ainda bem presente no Concelho.

Portugal possui uma conjuntura favorável a este tipo de agricultura, pelas suas caracterisiticas climatéricas, pela diversidade da fauna e flora ainda existentes e acima de tudo, porque muitas das formas tradicionais ainda existentes e de produção são muito próximas deste modo de produção. Pretendemos com a nossa iniciativa que a Raízes seja um projecto de apoio à agricultura local, de sensibilização, conservação do meio ambiente e da paisagem e que seja ainda um projecto aberto às escolas fazendo com que estas possam usufruir da existência de hortas de Modo de Produção Biológico (MPB) para acções de educação ambiental.
Estamos convictos que o nosso projecto será um sucesso porque acreditamos profundamente naquilo que propomos.

No fundo propomos a "Construção de um melhor ambiente e uma vida mais saudável".

CONTAMOS COM O APOIO, COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS NO NOSSO PROJECTO PARA QUE A AGRICULTURA EM MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO GANHE ADEPTOS NO CONCELHO DE GAIA E PARA QUE TODOS NA ZONA DO GRANDE PORTO POSSAM DISPOR DE ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS E MAIS FRESCOS PERTO DE SI.

Contacte-nos para mais informações.

www.raizes.pt.la
tlm.: 919023458
e-mail.: info.raizes@gmail.com

2 comentários:

Ponto Verde disse...

A opinião politicamente incorrecta sobre habitação social hoje no www.a-sul.blogspot.com

Um caso concreto em www.pinhalfrades.blogspot.com

Terry_Henry disse...

Passei por aqui e prometo q vou ver este projecto c mais atenção. hoje vim a net a correr.
Ja ìa a companhando o solariso e agora acompanharei este:
desejo_vos mt sucesso