terça-feira, julho 26, 2011

Colectivo Híbrido - Para uma coligação ilimitada entre as espécies

Em meados de Maio um simpático casal (a Sofia e o Vitor), veio falar connosco sobre o Projecto "Colectivo Híbrido" promovido pela Fundação de Serralves e propuseram colocar um enxaem de abelhas que haviam adoptado na nossa Quinta. Adoramos a ideia e a colmeia que é feita de barro, imitando a forma natural de um cortiço.

Passado dois meses fica um pequeno resumo do projecto e algumas fotos da colmeia,

Projeto
No âmbito da exposição « Às artes, cidadãos ! » organizada pela Fundação de Serralves pela ocasião do 100º aniversário da revolução republicana de 1910, o coletivo artístico Bureau d’études, em colaboração com as várias secções da fundação, organizaram um sistema de adoção de enxames de abelhas.

Para nós, trata-se de responder a uma comemoração que é mais do que uma questão da história do Homem, através de um apelo à ação, aberta ao nosso presente mais imediato: adotar um enxame para desenvolver a polinização; e também ao desejo de deslocar a arte da mera produção de objectos simbólicos, na direcção da construção de ferramentas de habitação do mundo.

O projeto de adoção de enxames de abelhas faz parte de uma reflexão sobre a construção de uma política da natureza nos dias de hoje. Esta reflexão é baseada nos trabalhos do sociólogo Bruno Latour, do antropólogo Phillipe Descola e do filósofo e pedagogo Rudolf Steiner.





Sem comentários: