sexta-feira, setembro 10, 2010

Noctuas ou Roscas


Esta lagarta (Spodoptera littorallis) tem causado alguns estragos em algumas das novas plantações que temos vindo a fazer, nomeadamente nas couves e acelgas. Estes bichinhos roem os brotos (tenrinhos) das jovens plantas. Mas têm também um apetite voraz pela batata! A solução que encontrámos tem passado pelo controlo do número de indivíduos de forma artesanal, sem utilização de qualquer tipo de pesticida. Se vasculharmos pacientemente o solo superficial em redor das plantinhas "atacadas", normalmente encontramos a lagarta enrolada sob si própria (como se vê na foto). Convem retirá-la do local para que não volte a fazer estragos.
A noctua irá sofrer uma metamorfose transformando-se numa borboleta peluda (traça).

2 comentários:

Raquel Martins disse...

Olá! Parabéns pelo projecto! Eu tenho um pequeno quintal biológico com toda uma diversidade de legumes mas tenho agora, pelo 2º ano consecutivo, um grande problema com as nóctuas. Comem-me tudo o que planto (couves, aipo,alface, desapareceu tudo) e as cenouras estão a ficar cheias de galerias, enfim, um desastre! Queria começar a plantar vegetais para o inverno mas primeiro tenho de me livrar das nóctuas. Encontraram alguma solução para problemas de maior dimensão como o meu? Já tentei pulverizar com bacilus turigiensis mas sem resultados visíveis...
Obrigada pela atenção.
Raquel

Anónimo disse...

cal virgem na terra e parar 3 meses