sexta-feira, junho 11, 2010

Curso de Actualização em Ervas Aromáticas

PROGRAMA

Formador: Prof. Doutor António Proença da Cunha*

10h Abertura

10h15
Constituintes activos das plantas medicinais e aromáticas e suas acções farmacológicas

Abordagem dos seguintes constituintes das plantas com indicação das principais acções farmacológicas: glúcidos, heterósidos (antocianósidos, antraquinonas, cardiotónicos, cumarinas, flavonóides, naftoquinonas, saponósidos), taninos, ácidos orgânicos e ésteres de ácidos aromáticos, alcalóides, metilxantinas, diterpenos, óleos essenciais, óleos gordos, constituintes amargos e resinas.

13h - 14h30 Almoço

14h30
Plantas e produtos vegetais na obesidade

- Plantas e produtos vegetais de acção periférica:
1- Sobre o sistema digestivo [plantas com acção saciante (algas e produtos vegetais ricos em fibra) e laxantes vegetais].
2 - Sobre o sistema urinário (diuréticos).

- Plantas de acção central:
1 - Plantas com acção inibidora do apetite e lípolítica (plantas com cafeína e com efedrina).
2 - Plantas de acção antidepressiva/sedativa.
3 - Plantas com ácido (-)-hidroxicítrico de acção inibidora do apetite e sobre a síntese da gordura corporal.

17h Encerramento

26 de Junho de 2010

Local: Sede da APN

Destinatários: Nutricionistas e estudantes de Ciências da Nutrição sócios ou não sócios da APN (os estudantes não sócios da APN devem enviar cópia do cartão de estudante)

Vagas: 20

Inscrição: Envio do boletim de inscrição (em anexo) preenchido, por correio, com cheque com o pagamento à Ordem de Associação Portuguesa dos Nutricionistas


*Prof. Doutor António Proença da Cunha

Doutor em Farmácia pela Universidade de Genebra (Suiça) em 1962 e pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 1964 é desde 1977 Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Colaborou em projectos de investigação no Núcleo de Estudos de Plantas do Ultramar da Junta de Investigação do Ultramar.

Dirigiu vários Projectos de Investigação no âmbito das Plantas Medicinais e Óleos Essenciais e colaborou em programas ALFA da União Europeia e CYTED (Programas de Desenvolvimento Ibero-americano de Ciência e Tecnologia), nas Redes Internacionais “MEDUSA” e “PLINE” que envolvem o estudo de plantas úteis e plantas tóxicas da região Mediterrânica.

Foi Director do Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia de Coimbra desde 1980 até á sua jubilação em Dezembro de 2001.

É membro da Comissão da Farmacopeia Portuguesa, da Comissão Técnica de Normalização de Óleos Essenciais (CT-5) e perito internacional de cromatografia em fase gasosa da “International Standard Organisation”.

Presentemente é Presidente da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia (SPFito).

Tem sido convidado a nível da U.E. para analisar projectos no campo das plantas aromáticas e medicinais.

Tem mais de duzentas publicações em revistas nacionais e estrangeiras da especialidade.

Sem comentários: