terça-feira, fevereiro 03, 2009

A Primeira "Pedra"

Para quem tem acompanhado a evolução da RAÍZES, deixamos aqui este Post em forma de anúncio ao que virá.
Está lançada a primeira pedra no Terreno, para que possamos partir para o cultivo na Quinta.

O primeiro trabalho a ser feito no terreno era a recuperação do poço e mina que serviam para regar. Ainda lá estava o "Engenho", a antiga bomba de água, feita com um tronco de pinheiro. Só faltava mesmo os Bois que usualmente eram usados para "dar à bomba".



A disponibilidade de água é fundamental para um projecto agrícola e simultâneamente um bem de enorme valor. Por isso, devemos ter bastante atenção à sua disponibilidade e gestão. Um sistema de rega eficiente, de baixo consumo, deve ser privilegiado, como no caso da rega gota-a-gota, em detrimento de sistemas de rega mais exigentes em água.



Infelizmente depois da limpeza do poço estar terminada, concluímos que muitas pessoas continuam a ver nos poços abandonados, (como era o caso deste), um buraco para atirar todo tipo de lixo, atitude inadmissível, mas felizmente, aqui não voltará a acontecer enquanto a RAÍZES, por lá estiver.

Acompanhar a limpeza do poço foi também fundamental. O conhecimento sobre as águas e poços da região, das pessoas que fizeram o trabalho será certamente muito útil futuramente. Conhecer a nascente, quantas são, o caudal da nascente, a dimensão da mina, etc...Tudo isto e muito mais foi descoberto durante os trabalhos.



Agora é só começar a montar o sistema para rega e lançar as sementes...mas como tudo na vida...daremos apenas um passo de cada vez.

2 comentários:

inesgaivota disse...

Bom dia!
Hoje, excepcionalmente, não fui trabalhar e vi parte da Praça da Alegria onde falara do v/ projecto.
Sensibilizou-me, emocionou-me e queria aqui, de alguma forma, prestar uma homenagem por terem coragem de, muitas vezes "nadar contra a corrente" e irem atrás dos v/ sonhos, que é o mais importante, quando a vida é tão cura.
Talvez um destes dias os visite, para me apresentar e vos conhecer.
Parabéns pelo tabalho imenso que têm tido e pela diferença de tudo o que se faz à nossa volta.
Inês

Portaria ILEGAL disse...

Convido o autor deste blog assim como os seus leitores a verem o anúncio que coloquei no blog: http://portaria-59.blogspot.com/
que levanta sérias duvidas acerca do caso BPN e na certa mais uns sobreiros vão abaixo para outro campo de golfe!
Cumprimentos e obrigado