quarta-feira, dezembro 13, 2006

Agricultura à Moda Antiga

Este foi o título escolhido para o artigo publicado neste último fim de semana na revista do Emprego que sai semanalmente no Expresso.

O texto do artigo começa logo com uma frase que me agradou.

"Laranjas com sabor a laranjas, carne fresca livre de antibióticos, azeite verdadeiramente saudável e um sem-número de produtos cultivados à moda antiga, povoam o "mundo maravilhoso" da agricultura biológica que no nosso país vai crescendo, devagar devagarinho, ao ritmo das bolsas e da mudança de mentalidades."

A Agricultura é realmente um mundo maravilhoso, onde se encontram pessoas preocupadas em cultivar, respeitando o solo e preocupando-se com a qualidade dos produtos que cultivam, nomeadamente a nível das questões de saúde.
É sem dúvida um sinal de esperança verificar que existem cada vez mais pessoas que se recusam a envenenar a população com alimentos infestados de químicos.

O artigo continua...

"Portugal continua a ser o país europeu com menor número de agricultores dedicados à produção biológica vegetal e animal e também um dos que menor área agrícola ocupa,...
Ainda que de expressão reduzida (o número destes produtores não chega a 1% do universo total de agricultores), tem, no entanto, vindo a crescer significativamente na última década, passando dos então 349 para os actuais 2163, segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural."

Bem,...2163 produtores!!! De que? Onde? Estes números são bastante bonitos, mas na pratica existe alguma dificuldade de encontrar todos os produtores, pelo menos a produzir alguma coisa. As informações que obtivemos mais uma vez indicam que houve bastante gente a usufruir de apoios para não fazer nada.

O artigo continua...

..."Os consumidores estão a aderir cada vez mais e surgem, em média, 200 operadores no mercado todos os anos, mas de facto não tem havido até agora apoios fortes, e politicas claras da parte do Governo. Já para não falar de preparação e formação, que é fundamental na agricultura biológica", realça António Mantas, consultor da Interbio- Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica."

Isto também é verdade, mas também consigo ver aqui um lado bom. Aqueles que têm investido na Agricultura Biológica estão nesta actividade por convicção e vocação, e não, como na grande maioria das actividades económicas, pura e simplesmente a pensar no Cifrão.

O artigo continua...

..."Recentemente, o Governo anunciou que vai disponibilizar seis milhões de euros no próximo ano para apoios ao investimento nesta área emergente."

Bem a ver vamos...de nossa parte existe a certeza de tudo fazermos para que a curto prazo possamos apresentar o nosso projecto de investimento.

Sem comentários: