sexta-feira, outubro 12, 2012

Charcos com Vida


Já conhecem o Projecto Charcos com Vida?

Dia 19 de Outubro, nasce mais um charco lá na Quinta e todos podem participar e aprender a importância destes tipo de habitats. Aprender a importância e a construir um charco de forma simples e económica.

Este Workshop é gratuito e faz parte de uma série de eventos que estão a acontecer na Quinta com o objectivo de criar um Jardim que servirá para desenvolver actividades educativas, culturais e de lazer.

IMPORTANTE:

1- Inscrição obrigatória para - pedro.rocha@raizes.org
2-Quem tiver Sachola/Enxada ou uma Pá, convidamos a traze-la para que tenhamos um nr suficiente de ferramentas.
3-TRAGAM FARNEL PARA PARTILHAR

Organização em Parceria com:

CIBIO-Div | Unidade de Divulgação e Comunicação de Ciência em Biodiversidade

www.charcoscomvida.org

www.facebook.com/charcoscomvida


FORMADOR: Armando Alves

Neste workshop prático, a campanha de educação ambiental Charcos Com Vida, associa-se ao espaço Raízes na construção de um charco.

Neste evento, os participantes irão aprender sobre a importância, ameças e funções dos charcos, mas sobretudo irão por as "mãos na massa" a aprender a construir um charco com uma tela impermeável.

Os charcos são massas de água parada ou de corrente muito reduzida, de carácter permanente ou temporário, de tamanho superior a uma poça (pequena massa de água efémera, que normalmente é possível atravessar com um só passo) e inferior a um lago (massa de água com mais de 1 hectare de superfície e uma profundidade que não permite a sua estratificação). 

A duração dos charcos pode ser muito variável consoante o clima e a geologia do local, mas para os objectivos da campanha Charcos Com Vida considera-se que deverão ter uma duração mínima de quatro meses. 

Os charcos apesar de desempenharem importantes funções ambientais e de constituírem importantes reservatórios de biodiversidade, são habitats muito ameaçados que têm vindo a sofrer, tanto uma redução no seu número, como na sua qualidade ambiental.

Sem comentários: