domingo, janeiro 25, 2009

Quem Alimenta o Mundo

No seguimento do mail que recebemos da Associação Campo Aberto, publicamos este Post que achamos poder ser de interesse e que incentivamos a todos a comparecer para ver um filme que certamente muito dirá sobre o Mundo onde vivemos.




QUEM ALIMENTA O MUNDO

No prosseguimento de um ciclo já iniciado, o CICLO CIDADE CAMPO, será projectado e comentado na sede da Campo Aberto (Rua de Santa Catarina, 730-2.º andar, quase a chegar à Rua Gonçalo Cristóvão), na quarta-feira 29 de Janeiro, às 21:30, o filme intitulado Quem alimenta o mundo, legendado em português.

A participação é gratuita e aberta ao público. Sugere-se no entanto uma contribuição voluntária de €2,00 para apoio à associação.



SOBRE O FILME

Todos os dias, em Viena (Áustria), a quantidade de pão rejeitada para o lixo seria suficiente para alimentar a segunda maior cidade austríaca, Graz.

Cerca de 350 mil hectares de terras agrícolas, sobretudo na América Latina, são consagradas à cultura da soja para alimentar o gado austríaco ao mesmo tempo que um quarto da população local passa fome e inanição. Cada europeu come dez quilos por ano de legumes provenientes do sul de Espanha, cultivados em estufas irrigadas artificialmente, daí decorrendo severa escassez de água.

Em WE FEED THE WORLD (Quem alimenta o mundo), o realizador austríaco Erwin Wagenhofer rastreia as origens dos alimentos que comemos. A sua viagem leva-o a França, Espanha, Roménia, Suíça, Brasil e de novo Áustria

Conduz-nos ao longo do filme uma entrevista com Jean Ziegler, até há pouco Relator Especial das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação. Quem alimenta o mundo é um filme sobre alimentação e globalização, sobre pescadores e camponeses, motoristas de camiões de longo curso e administradores poderosos de empresas multinacionais, sobre o fluxo de mercadorias e o fluxo de dinheiro – um filme sobre a escassez no meio da abundância. Com as suas imagens que se não esquecerão, o filme ajuda a compreender como são produzidos os nossos alimentos e explica o que tem a ver connosco o drama da fome no mundo.

São entrevistados, para além de pescadores, agricultores, agrónomos, biólogos e o relator Jean Ziegler, também o director da Pioneer, o maior fornecedor de sementes do mundo, e ainda Peter Brabeck, presidente da Nestlé International, a maior empresa alimentar no mundo.

Evento da responsabilidade da direcção da Campo Aberto em funções:
Antónia Bacelar * Cristiane Carvalho * Daniel Silva * Lúcia Fernandes
* Jaime Prata * José Carlos Marques * Mafalda Sousa * Maria Pires de Carvalho * Nuno Quental * Paulo Araújo


Recordatória: Na próxima quarta 28 de Janeiro às 21:30 (chegue por favor alguns minutos antes para que a projecção possa começar às 21:30), venha assistir connosco ao filme QUEM ALIMENTA O MUNDO.
Imagens e entrevistas impressionantes que são um bom ponto de partida para tentarmos compreender como e o quê chega ou não chega hoje ao nosso prato.

Sem comentários: