terça-feira, julho 26, 2011

Colectivo Híbrido - Para uma coligação ilimitada entre as espécies

Em meados de Maio um simpático casal (a Sofia e o Vitor), veio falar connosco sobre o Projecto "Colectivo Híbrido" promovido pela Fundação de Serralves e propuseram colocar um enxaem de abelhas que haviam adoptado na nossa Quinta. Adoramos a ideia e a colmeia que é feita de barro, imitando a forma natural de um cortiço.

Passado dois meses fica um pequeno resumo do projecto e algumas fotos da colmeia,

Projeto
No âmbito da exposição « Às artes, cidadãos ! » organizada pela Fundação de Serralves pela ocasião do 100º aniversário da revolução republicana de 1910, o coletivo artístico Bureau d’études, em colaboração com as várias secções da fundação, organizaram um sistema de adoção de enxames de abelhas.

Para nós, trata-se de responder a uma comemoração que é mais do que uma questão da história do Homem, através de um apelo à ação, aberta ao nosso presente mais imediato: adotar um enxame para desenvolver a polinização; e também ao desejo de deslocar a arte da mera produção de objectos simbólicos, na direcção da construção de ferramentas de habitação do mundo.

O projeto de adoção de enxames de abelhas faz parte de uma reflexão sobre a construção de uma política da natureza nos dias de hoje. Esta reflexão é baseada nos trabalhos do sociólogo Bruno Latour, do antropólogo Phillipe Descola e do filósofo e pedagogo Rudolf Steiner.





domingo, julho 17, 2011

Mercado Porto Belo

Agora todos os Sábados a Raízes está no Mercado Porto Belo, das 14h00 às 19h00, onde poderá pela primeira vez comprar tudo o que precisa para a sua cozinha...tudo BIO claro.
Deixamos algumas fotos.







sexta-feira, julho 15, 2011

Visita de escolinha à Quinta

Ontem tivemos um momento delicioso com um grupo de pequenos iniciantes na Agricultura Biológica. Esperamos que a sua pequena acção possa fazer uma enorme diferença no futuro. Para nós é sempre um prazer e um estimulo semear a esperança de um mundo mais justo e sustentável na vida das crianças.

Ficam algumas fotos.






sábado, julho 09, 2011

O Roubo

Não podemos deixar de vos contar que a nossa quinta foi assaltada na madrugada de 4ª para 5ª feira. Levaram o nosso motocultivador novinho em folha (com apenas 2 meses) e todas as alfaias agrícolas que a ele se adaptavam, algumas ainda por estrear.
Como podem imaginar o prejuízo é enorme, não só pelo valor comercial da máquina em si mas também pelo valor que esse "utensílio" representava para nós pois seria essa a ferramenta que nos permitiria aumentar o nosso ritmo de produção, cultivar mais e melhor, fazer crescer a quinta.
Tivemos um choque emocional forte mas temos vindo a sentir-nos, de hora para hora, a ganhar ainda mais força e mais vontade de levar este projecto em frente. Voltaremos à enxada, voltaremos, e não vamos desistir!

O nosso sentimento no momento é de grande revolta e por isso vamos lutar!

sexta-feira, julho 01, 2011

Raízes na Feira Alternativa Porto 2011


Sexta-feira dia 8 de Julho participaremos na Feira Alternativa do Porto edição 2011
Para conhecer o programa completo basta ir ver (aqui)


Três dias para mudar o Mundo!!!

Feira Alternativa na cidade do Porto

Palácio de Cristal 8, 9 e 10 de Julho 2011


ENCONTROS NA RELVA



Sexta-Feira, dia 8/Julho

15H00 – Arte na Paisagem – Marco Ferraz - Ambieduca

16H00 – A pegada ecológica como indicador de sustentabilidade – Patrícia Neto - Quercus

17H00 – Agricultura Biológica Urbana –Produção local para consumo local – Pedro Rocha – Projecto Raízes

18H00 – Oficina de Reutilização- Construção de Instrumentos Musicais – Marco Ferraz – PazPazes-Ambieduca

19H00 – Danças Tradicionais do Mundo– Rute Mar – Girassol