sexta-feira, outubro 30, 2009

Raízes com Cristina Preto na RTP

Deixamos aqui a Rubrica de Culinária da Cristina Preto, que tem dado um apoio fantástico ao Projecto Raízes.
A sua simpática referência às nossas Beringelas e Tomates merece todo o nosso agradecimento.

Soubemos também que, bem à pouco tempo, a Cristina criou o seu Blog de Culinária Amigos e Cozinhados, onde todos poderemos encontrar várias receitas de fazer crescer água na boca.
Seguramente um blog para acompanhar.


sexta-feira, outubro 16, 2009

A Alimentação e as Crianças





Nos últimos anos o tema Alimentação tem sido fortemente badalado, alertando o consumidor de alguns cuidados que deve esforçar-se por cumprir, no seu quotidiano, mas sujeitos à indisponibilidade temporal, de excesso de trabalho e até de motivação. Estas medidas que, por vezes teimam em ser desvalorizadas são, nos piores casos, implementadas quando já é demasiado tarde…
Em consequência disso, os pais, cidadãos da vida em particular azáfama são, no seu meticuloso papel de educação dos filhos, por vezes, os primeiros a descurar a saúde das suas crianças, ao arrastarem para casa os hábitos alimentares incorrectos que não conseguem vencer. Cientistas de todo o mundo reportam que as principais causas da obesidade infantil, epidemia devastadora do século XXI, incidem essencialmente na ingestão abusiva de bebidas açucaradas consumidas em resultado de uma alimentação excessivamente rica em sal, que a diminuta actividade física nas idades mais jovens prejudica e o marketing publicitário teima em promover. Sobretudo no contexto doméstico.

Então porque não tirar partido do cuidado alimentar que deve privilegiar nos seus filhos e, a pretexto, mudar também os seus? As regras são simples…

- Honrar o pequeno-almoço com lacticínios, fruta e cereais pouco refinados (pão mistura e cereais integrais);
- Respeitar intervalos das refeições não superiores a 3h30, mesmo que não tenha fome, consuma um iogurte ou uma peça de fruta;
- Abandonar o consumo de refrigerantes e outras bebidas com açúcar adicionado na sua composição;
- Salvar a reputação da sopa, elaborando simpáticas e simples composições de legumes;
- Colorir a alimentação: incorpore sempre, disfarçados ou não, legumes e fruta na comida…é bom e sabe bem, se feito com parcimónia.
- Respeitar o convívio familiar que as refeições socialmente devem destacar: a hora das refeições deve ser uma hora feliz para rentabilizar o pouco tempo que lhe dedicámos. Sorria e… solte a criança que há em si!
- Promover o exercício físico em Equipa com as crianças...todos dormirão bem depois!
- Manter-se sempre actualizado, recorrendo a fontes de informação credíveis que os profissionais de Saúde Alimentar promovem. Acompanhe um sítio on line, leia uma revista, reflicta sobre as notícias…melhore, cada dia, o seu conceito sobre Alimentação Saudável!

É possível, económico…e sabe bem!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

terça-feira, outubro 13, 2009

Raízes na Praça da Alegria





Uma vez mais tivemos o privilégio de ser acarinhados pela RTP, que nos convidou para estar presente na Praça da Alegria.

A avó Elvira que, das últimas vezes, ganhou um grupo de fãs na RTP, também nos fez companhia. E lá esteve a dizer que "é preciso andar para a frente", Simples verdades da avó que vem do tempo em que para ser agricultor bastava ter terra para cultivar. Bem mais simples esses tempos.

Com a presença da simpática Cristina Preto, que ensinou no programa como fazer compotas, levamos vários frutos que pode utilizar nessa arte culinária, onde o açúcar nos permite conservar os frutos que nos adoçam os dias de Inverno.
Levamos algumas variedades bastante desconhecidas ainda do público, como o Tomate Preto e o Tomate Zebra. Mas também várias variedades de Maçã, Abóboras, as Cenouras e a Pêra.

Destacamos Tomate Preto que pela sua cor nos indica a presença de substâncias chamadas antocianos, pigmentos presentes em frutas como a uva preta, e que desenvolvem uma acção na captação de radicais livres, que contribui para a prevenção de doenças cancerígenas.

Toda a variedade, de frutos e legumes que vamos tendo na Raízes, podem ser encontradas aos sábados no Cantinho das Aromáticas, onde temos uma banca de legumes entre as 10h30-12h30 e 14h30-18h00.

Ou então como sempre, podem receber todas estas deliciosas frutas, e muito mais, confortavelmente em casa.

sexta-feira, outubro 02, 2009

Rúcula - Eruca Sativa



Embora ainda pouco conhecida entre nós, a rúcula tem vindo a abrir caminho na cozinha portuguesa. É originária do Mediterrâneo e Ásia Ocidental (BIOREGE, 2006) e tem uma longa história de utilização medicinal. Os seus atributos afrodisíacos são um dos mais mencionados por Virgilius, Dioscórides e Galenus. Tais atributos foram também a razão pela qual a rúcula foi aparentemente proibida nos mosteiros durante séculos (Hedges e Lister, 2005) e considerada uma plantae non grata, apenas consumida por famílias "pagãs", daí a razão de se encontrar fortemente enraízado o consumo de rúcula em Itália e Grécia. A rúcula é também conhecida como “mostarda persa” por ter um sabor bastante semelhante ao da mostarda, ou seja, picante, embora o seu sabor seja mais forte e mais amargo. Este sabor forte e amargo deve-se à presença do óleo volátil de mostarda.

Devido ao seu sabor tão forte que se sobrepõe ao sabor dos outros alimentos, o uso da rúcula na culinária é,digamos, um pouco limitado. É mais utilizada crua em saladas, ou cozida como acompanhamento de carnes, massas e frutos do mar. A rúcula contém pró-vitamina A (como beta-caroteno), vitamina C, ácido fólico, cálcio, ferro e fibras. Tem ainda luteína, flavonóides, glucosilonatos (Barillari et al, 2005; Hedges e Lister, 2005) que são antioxidantes naturais. É rica em ácidos gordos polinsaturados (ómega 3) e é pobre em calorias. O seu uso tradicional como diurético, digestivo, emoliente, tónico, depurativo, laxativo, rubefaciente e estimulante encontra-se bem documentado de acordo com as referências dadas por Alam et al (2007) que podemos fornecer-vos caso estejam interessados.