quarta-feira, dezembro 31, 2008

FIM DO ANO - Raízes no Expresso


31 de Dezembro de 2008

Quem diria que estaríamos no fim de 2008 a um pequeno passo de iniciar a realização do nosso objectivo máximo. Cultivar para levar directamente os legumes a casa das pessoas.
Este ano de 2008, termina com a satisfação de termos lançado as primeiras sementes para que o nosso Projecto de produção seja uma realidade já em 2009.
O Ano de 2008 iniciou-se com a identificação do terreno onde iremos agora implementar a nossa produção e termina com a candidatura ao Proder, que nos possibilitará iniciar o investimento.

Continuaremos em 2009, levando a melhor selecção de produtos biológicos a casa das pessoas, iniciaremos o cultivo para estas e estaremos em condições de garantir a todos maior frescura e produtos mais acessíveis.

Agradecemos a todos que têm contribuído para o nosso projecto, desde os indispensáveis agricultores até às pessoas que nos acompanham e recebem regularmente os nossos cestos.

A todos desejamos um Bom Ano 2009.

sexta-feira, dezembro 12, 2008

sábado, dezembro 06, 2008

Maçã - Variedades Regionais


Maçã. A palavra parecia-me noutros tempos sinónimo de fruta vulgar, nada especial. Quem não se sente mais atraido pelos Morangos, os Pessegos, os Figos ou as Ameixas? Contudo a palavra Maçã não termina nessa designação. Falta acrescentar o nome da variedade, e se as Golden, as Royal Gala, Granny Smith, Fuji, etc...são conhecidas de todos nós, já as variedades regionais quase ninguém conhece. Existe apenas uma excepção que confirma a regra, a Bravo de Esmolfe.

Mas, quem conhece, a Maçã Pardo Lindo, Malápio Gouveia, Piparote, Durázio, Pero Pipo, Querina, etc?
Acreditem que todas estas maçãs têm uma história diferente para contar. Para mim provar cada uma destas maçãs é um festival de sabores e texturas diferentes.

Voltaremos um dia destes a falar das maçãs e das suas propriedades, comparando ainda as Maçãs de Agricultura Biológica e Convencional.

Até lá, experimentem e surpreendam-se

quinta-feira, dezembro 04, 2008

RaízesBio TV

Caríssimos,

O YouTube é de facto uma ferramenta bastante popular entre Cibernautas.
Já lá vai algum tempo que penso em criar um registo em video sobre o Projecto Raízes.
Alguns registos foram perdidos, entrevista para o Porto Canal, (mesmo no inicio), presenças na RTP 1, referências na RTP 2 no Biosfera.

Para que tal não volte a acontecer, decidi criar uma "espécie" de TV (low budget), a RaízesBio TV.

Assim estão criadas as condições para desenvolvermos uma nova forma de comunicação. Só falta mesmo voluntários a desenvolver um trabalho em Video sobre o nosso Projecto.

Candidatos!?

Hortas Urbanas no Jornalismo Porto Net

"A manutenção de um estilo de vida saudável, quer pelo consumo de alimentos biológicos, pelo contacto com a Natureza, pelo exercício físico e principalmente pela inserção de mais espaços verdes nas cidades, são algumas das razões que levam organizações ambientais a defender a importância das hortas urbanas, elenca Pedro Rochaelenca Pedro Rocha, ambientalista fundador de um projecto de agricultura urbana e biológica, a Raízes."



No final do mês passado, através do simpático contacto de Ana Moura, que estavaa fazer um trabalho para o Jornalismo Porto Net - JPN sobre hortas e agricultura urbana. (ver aqui e aqui).



Encontramo-nos ao inicio da tarde e fomos até ao terreno onde a Raízes irá desenvolver o seu projecto de produção de hortícolas no Modo de Produção Biológico.

O terreno, sitiado na freguesia de Serzedo, Vila Nova de Gaia, fica a uns breves 20 min. do centro do Porto, com enormes vantagens ambientais. Mais próximo das pessoas, menos transporte, valorização do solo em espaço urbano para actividades económicas ecológicas, para além do contributo que este tipo de projectos poderá dar para uma diminuição da dependência das cidades da importação de bens alimentares, (só este último ponto daria pano para mangas, mas deixaremos isso para outro artigo)

Também houve direito a entrevista filmada, mas infelizmente dispomos de apenas uma insuficientes 15 Seg. Ficou prometido enviarem-nos mais da entrevista.