terça-feira, dezembro 19, 2006

BIO NATAL

A Raízes deseja um bom Natal a todos.

Ofereçam produtos BIO...será seguramente uma forma de contribuir para uma vida mais saudável dos vossos amigos e familiares.

Investimos nestas alturas muito dinheiro, em livros, CDs, roupa...e temos poucos gestos que contribuam de facto para o BEM-ESTAR, a SAÚDE daquele de quem mais gostamos.
Celebrem um NATAL BIO...seguramente um Natal mais saudável e mais amigo do ambiente.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Agricultura à Moda Antiga

Este foi o título escolhido para o artigo publicado neste último fim de semana na revista do Emprego que sai semanalmente no Expresso.

O texto do artigo começa logo com uma frase que me agradou.

"Laranjas com sabor a laranjas, carne fresca livre de antibióticos, azeite verdadeiramente saudável e um sem-número de produtos cultivados à moda antiga, povoam o "mundo maravilhoso" da agricultura biológica que no nosso país vai crescendo, devagar devagarinho, ao ritmo das bolsas e da mudança de mentalidades."

A Agricultura é realmente um mundo maravilhoso, onde se encontram pessoas preocupadas em cultivar, respeitando o solo e preocupando-se com a qualidade dos produtos que cultivam, nomeadamente a nível das questões de saúde.
É sem dúvida um sinal de esperança verificar que existem cada vez mais pessoas que se recusam a envenenar a população com alimentos infestados de químicos.

O artigo continua...

"Portugal continua a ser o país europeu com menor número de agricultores dedicados à produção biológica vegetal e animal e também um dos que menor área agrícola ocupa,...
Ainda que de expressão reduzida (o número destes produtores não chega a 1% do universo total de agricultores), tem, no entanto, vindo a crescer significativamente na última década, passando dos então 349 para os actuais 2163, segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural."

Bem,...2163 produtores!!! De que? Onde? Estes números são bastante bonitos, mas na pratica existe alguma dificuldade de encontrar todos os produtores, pelo menos a produzir alguma coisa. As informações que obtivemos mais uma vez indicam que houve bastante gente a usufruir de apoios para não fazer nada.

O artigo continua...

..."Os consumidores estão a aderir cada vez mais e surgem, em média, 200 operadores no mercado todos os anos, mas de facto não tem havido até agora apoios fortes, e politicas claras da parte do Governo. Já para não falar de preparação e formação, que é fundamental na agricultura biológica", realça António Mantas, consultor da Interbio- Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica."

Isto também é verdade, mas também consigo ver aqui um lado bom. Aqueles que têm investido na Agricultura Biológica estão nesta actividade por convicção e vocação, e não, como na grande maioria das actividades económicas, pura e simplesmente a pensar no Cifrão.

O artigo continua...

..."Recentemente, o Governo anunciou que vai disponibilizar seis milhões de euros no próximo ano para apoios ao investimento nesta área emergente."

Bem a ver vamos...de nossa parte existe a certeza de tudo fazermos para que a curto prazo possamos apresentar o nosso projecto de investimento.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Jardin/Horta Biológico

Imagine em sua casa um jardim/horta biológico.



Os Jardins biológicos podem ser conseguídos em qualquer espaço mesmo que seja bastante pequeno. Um pequeno ecossistema pode ser representado em qualquer pequeno jardim. Árvores, arbustos, flores, ervas aromáticas, elementos de água, canteiro de hortícolas , tudo isto pode ter na forma de um belo jardim biológico.



Fale connosco e nós podemos estudar e planear um jardim Biológico para si.